O Sindicato Rural de Dom Pedrito é um órgão sindical de 1º grau, voltado ao processo de fortalecimento e crescimento da consciência patronal rural.

   Em 06 de julho de 1967, na Associação Rural, reuniram-se os proprietários rurais, produtores, criadores e exercentes das demais atividades agrícolas do município em assembléia geral, afim de fundarem um Sindicato Rural. Os trabalhos foram presididos pelo Sr. Fábio Jardim de Oliveira e pelo Sr. José Caminha Coelho Leal como secretário. Em tal reunião os estatutos da entidade foram aprovados.Mas foi em 30 de janeiro de 1968, quando o Ministro do Trabalho e Previdência nos termos da legislação em vigor, outorga a carta sindical ao SINDICATO RURAL DE DOM PEDRITO, aprovando seus Estatutos Sociais e confere ao órgão, a representação das categorias econômicas de ¨Empregadores Rurais¨ do Plano da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).

   Faz parte do Sistema Sindical Rural, estrutura formada pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul, FARSUL e nacionalmente, pela CNA.

   O Sindicato também conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), subordinado à FARSUL, que visa promover a formação profissional e a promoção social dos trabalhadores rurais e seus familiares, propiciando o ingresso e a permanência no mercado de trabalho, além de o aumento da renda, a qualidade de vida e a cidadania do homem do campo.

  Missão

   Sua missão é defender, por todos os meios legalmente constituídos, os direitos do empresário rural, com os objetivos de coordenar, proteger e representar a categoria, independentemente do tamanho da propriedade e do ramo de atividade

Diretoria eleita em 1° de julho e empossada em 25 de julho para o triênio 2013 - 2016.

Presidente: Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves 1° Vice-Presidente: Isadora Hermann Pötter 2° Vice-Presidente: Rodrigo Zamberlan Coradini
1° Secretário: Wilson Dejair dos Santos Rodrigues 2ª Secretária: Felimar Minuzzi Marcon 1° Tesoureiro: Filipe Fialho Gomes 2° Tesoureiro: Vandi Coradini
Suplentes:
  • Luiz Mário Fernandes
  • Vivian Diesel Potter
  • Claudio Sabedra Barreto
  • Marco Aurélio Silva Sanchotene
  • Renato Luiz Chiaradia
  • Miguel Ricardo Vargas Chuy
Conselho Fiscal - Efetivos:
  • Roberto Adelino Coradini
  • Antônio Carlos Torres Vicente e Silva
  • Gerson Rodrigues Ferreira
Conselho Fiscal - Suplentes:
  • Arthur Lopes Villamil de Castro
  • Noel Eugênio Quadros de Leon
  • Eduardo Giorgis de Godoy Dias
Delegado Representante - Efetivos:
  • Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves
Delegado Representante - Suplentes:
  • Frederico Wolf
  • Isadora Hermann Pötter
Os presidentes anteriores do Sindicato Rural de Dom Pedrito

O Sindicato Rural de Dom Pedrito busca representar o produtor rural com excelência e responsabilidade, valorizando a importância deste para o desenvolvimento do município. É do campo que vem a riqueza de Dom Pedrito, sendo destaque em tudo que produz, assim, o Sindicato representa o produtor rural, auxiliando-o através do suporte qualificado e diferenciado, dando-lhe segurança para que continue produzindo e fortalecendo o agronegócio.
Também compõem nossas obrigações, conforme estatuto, integrar o Sindicato a comunidade pedritense, através de eventos junto aos grupos de serviços, universidades e escolas, oferecendo cursos, palestras e atividades visando o desenvolvimento da cultura local. Através dos grupos criados pelo Sindicato, junto a entidades, clubes de serviços, autoridades do município e comunidade, lutar pela viabilização do trabalho do produtor, com estradas em condições de trafegabilidade, diminuição da carga tributária, segurança no campo e compromisso do desenvolvimento e crescimento local.
O Sindicato Rural estará sempre de portas abertas a todos queiram contribuir para o desenvolvimento do agronegócio e da sociedade.

Dr. Luiz Augusto Gonçalves de Gonçalves
Presidente do Sindicato Rural de Dom Pedrito